quinta-feira, 7 de abril de 2016

QUESTIONADA: POTABILIDADE D'ÁGUA EM CAMPINA GRANDE

ENVENENADOS?

Peixes morrem em lagoa vizinha a estação de tratamento da Cagepa em Campina Grande

O deputado Bruno Cunho Lima expôs hoje, na tribuna da Assembléia Legislativa, a mortandade de peixes em uma lagoa vizinha a estação de tratamento de água e esgoto da Cagepa, em Campina Grande. O espelho d’água da lagoa foi tomado pelos peixes mortos. Segundo o parlamentar, todo o cardume foi dizimado.

“Observamos o fenômeno no último final de semana, resultado – certamente – da administração de produtos químicos na estação da Cagepa”, informou Bruno Cunha Lima, que questiona:  

“Se o que eles aplicaram na estação é capaz de matar todos os peixes, que danos pode provocar sobre a saúde da população?”

Investigação

O deputado informou que solicitará análise da água a Universidade Federal de Campina Grande.

“Faremos um pedido formal de investigação sobre a potabilidade dessa água que está sendo distribuída pela Cagepa na região da Borborema,  buscando a identificação dos agentes químicos que estão sendo administrados”, antecipou Bruno.

O parlamentar já havia emitido alerta sobre a qualidade da água – que cai na medida em que o estoque do Boqueirão se aproxima do volume morto.

“Será que esta condição pode estar influenciando a administração de mais agentes químicos – e se isso estiver ocorrendo, quais os danos que podem causar à saúde?”, avalia o deputado, que critica a falta de transparência da Cagepa.

“Estamos andando no escuro. E ninguém, daquele lado da praça dos Três Poderes, tem disposição para acender uma lamparina sequer para iluminar nossos caminhos”, disse o deputado, que recomenda a adoção de medidas extras para a população ter mais segurança ao consumir a água distribuída pela Cagepa.

“Até lá, recomendo as famílias, especialmente aquelas que têm crianças: filtrem e fervam a água. Redobrem seus cuidados”, finalizou.

(Ascom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário